No começo da tarde desta quinta-feira (1), em Genebra, na Suíça, a Uefa realizou em sua sede, as premiações individuais para melhores jogadores(as) e treinadores da Europa, além do sorteio para fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada (2020/21).
Com os convidados, campeões em 2012, Didier Drogba e Florent Malouda, que sortearam os 32 clubes participantes em seus 8 grupos de 4 times, com alguns empecilhos geográficos, geopolíticos e televisivos: clubes do mesmo país e ucranianos e russos não poderiam ser juntados.
O sorteio colocou frente a frente, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, logo na primeira fase principal, o que nunca havia acontecido antes, se enfrentando apenas na final de 2009 e semi de 2011.
Além deste grande confronto, PSG, Manchester United e RedBull Leipzing integram o grupo H. Enquanto o atual campeão inglês se junta às sensações da última temporada, Atalanta, e da anterior, o Ajax.
A primeira rodada acontece no próximo dia 20 de outubro.
Já para as premiações, Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador da Europa, junto como melhor atacante. Seu comandante, Hans-Dieter Flick, foi premiado como melhor treinador. Já no feminino, e também atacante, o prêmio foi para a dinamarquesa, Pernille Harder, vice-campeã europeia com o Wolfsburg, recém contratada pelo Chelsea (ING).
Demais premiados:
- Goleiro(a): Sarah Bouhaddi (FRA - Lyon) e Manuel Neuer (ALE - Bayern)
- Defensor(a): Wendie Renard (FRA - Lyon) e Joshua Kimmich (ALE - Bayern)
- Meio(a)-campista: Dzsenifer Marozsán (ALE-Lyon) e Kevin De Bruyne (BEL - Manchester City)
- Treinador feminio: Jean-Luc Vasseur (FRA-Lyon)