Os repasses de recursos do Governo do Estado para as obras e infraestrutura turística nas estâncias e municípios de interesse turístico (MITs) chegaram, nos primeiros oito meses de 2020, ao maior valor dos últimos seis anos: R$ 129,9 milhões. O valor é 28,7% superior a 2019, quando foram repassados R$ 100,9 milhões nos primeiros oito meses.
De acordo com dados Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado, foram atendidas mais de 150 cidades, com o objetivo de que as cidades turísticas fiquem mais bem preparadas para o retorno dos viajantes. São Paulo tem 70 estâncias turísticas e 140 municípios de interesse turístico. “Nenhum outro estado conta com essa variedade na oferta turística e um sistema de fomento tão consolidado”, lembra o secretário Vinicius Lummertz.
Turismo de proximidade
De acordo dados da Secretaria, por conta da pandemia, mais de 16 milhões de viagens deixarão de ser realizadas em 2020 no estado, por conta da covid-19. Por outro lado, o “turismo de proximidade” com viagens curtas, será positivo para as estâncias e MITs, acelerando o retorno.
Caverna do Diabo - Estância de Eldorado - Divulgação/Setur-SP